Manhã de Luz - 23 de outubro - Vigilantes e fortalecidos em Deus

O Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes.

28 Oct
de
2024
Compartilhar Oração

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 12, 39-48)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 39 "Ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. 40 Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes". 41 Então Pedro disse: "Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?" 42 E o Senhor respondeu: "Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? 43 Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! 44 Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. 45 Porém, se aquele empregado pensar: 'Meu patrão está demorando', e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, 46 o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis. 47 Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes 48 Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!

Jesus continua a nos advertir da importância de estarmos vigilantes. Primeiro porque nós não sabemos o dia e a hora em que vamos partir deste mundo. Então é preciso estar com o coração mergulhado no coração de Jesus, no amor do coração de Cristo.

Quando nós estamos em Jesus, e permanecemos unidos a Ele, tenhamos certeza, nós estamos prontos para ir para junto dEle no Céu. Agora, quando cultivamos realidades de inimizade com Deus, que chamamos pecado, é preciso se arrepender, mudar de vida, estar próximo de Deus novamente. Assim, essa vigilância se faz devido a vida eterna.

Mas também, nesta caminhada, nós temos muitos inimigos que querem nos tirar do caminho de Jesus: os inimigos espirituais e também algumas pessoas. Diante de todas as circunstâncias, devemos ser vigilantes.

Precisamos vigiar e nos fortalecer em Deus. É a nossa união com Deus que vai nos preparar para estarmos vigilantes todos os dias. Depois, neste Evangelho, Jesus termina dizendo que, a quem muito foi dado, muito será cobrado.

Nós, que somos cristãos, seguidores de Jesus, recebemos dEle graças e bênçãos abundantes, que gerações anteriores a Jesus não receberam.

Nós temos o Evangelho chegando até a nossa casa, o Evangelho chegando até o seu coração. E será que nós estamos, de fato, acolhendo esta palavra de Deus? Será que nós estamos aproveitando os momentos da graça de Deus oferecidos por Ele para a nossa salvação?

Às vezes eu moro numa cidade onde tem diversas paróquias, eu tenho a oportunidade de ir à missa, eu tenho a oportunidade de fazer um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, no Sacrário e deixo esses momentos passarem.

Então, a quem muito foi dado, muito será cobrado. É claro que aquelas pessoas que não têm as oportunidades que, às vezes, nós temos, a estas não lhes será cobrado tanto quanto o será para nós. Peçamos hoje que o Espírito Santo nos ilumine para o reto discernimento de sermos vigilantes e de escolhermos sempre por Jesus e aproveitarmos as oportunidades da graça de Deus em nossa vida, para que assim sejamos atentos.

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.