Manhã de Luz - 24 de janeiro - A Igreja Católica é a Igreja dos Apóstolos

"Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis".

31 Jan
de
2025
Compartilhar Oração

Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 3, 13-19)

Naquele tempo, 13 Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis. E foram até ele. 14 Então Jesus designou Doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar, 15 com autoridade para expulsar os demônios. 16 Designou, pois, os Doze: Simão, a quem deu o nome de Pedro; 17 Tiago e João, filhos de Zebedeu, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer "filhos do trovão"; 18 André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, 19 e Judas Iscariotes, aquele que depois o traiu.

Neste Evangelho Jesus escolhe os doze apóstolos e a escolha de doze apóstolos está ligada às figuras do Antigo Testamento. Os doze filhos de Jacó, também as doze tribos de Israel. Fazendo uma comparação é como se Jesus escolheu doze patriarcas para iniciar a nova aliança, estes são chamados de apóstolos, que significa o enviado, aquele que é mensageiro, ele é portador de uma mensagem e detém o poder e a autoridade necessária para anunciar esta mensagem.

Neste Evangelho nós temos o nome dos doze apóstolos e sempre o de Pedro aparece à frente, em todas as listas nos Evangelhos. O nome de São Pedro é o primeiro, recordando que ele é o chefe do colégio apostólico. O sucessor de Pedro é o papa e os sucessores dos apóstolos são os bispos da Igreja, de geração em geração através dos apóstolos pelo poder da ordenação e de maneira ininterrupta, a sucessão apostólica foi repassada, chegando até os dias de hoje. Nós dizemos que somos da Igreja Católica Apostólica, e Apostólica justamente porque está fundada no testemunho dos apóstolos, que guardaram a fé e o conteúdo que Cristo os revelou, e este conteúdo é guardado e anunciado de geração em geração. 

Hoje é dia de agradecermos a Deus porque nos concedeu a Igreja, Ele pelos apóstolos e bispos, nos concedeu a graça de recebermos a fé que hoje podemos professar, esta que é a porta da vida eterna, a porta do céu. Por isso somos agradecidos a Deus pelo papa e pelos bispos, que são o colégio dos apóstolos, os seus sucessores que anunciam a palavra de Deus. Jesus não escolheu anjos, mas seres humanos limitados e pecadores, como Pedro que negou Nosso Senhor, Judas que O traiu. Portanto, sabemos que, se seres humanos são sucessores dos apóstolos, muitos acabam negando a Jesus, protagonizando escândalos e traindo a Jesus. Nossa fé está na pessoa de Jesus, nós confiamos na Igreja e colocamos toda nossa esperança em Cristo, por isso, por mais que alguns possam escandalizar o nome de Cristo, a nossa fé não está baseada nos seres humanos falhos, mas na pessoa de Jesus. Nós cremos na autoridade de Deus, que não pode negar a si mesmo, que é a própria verdade e portanto não pode mentir. Louvemos a Deus pela graça de nossa fé, pela Igreja Católica Apostólica, que guarda a fé que recebeu dos apóstolos. 

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.