
Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 12, 49-53)
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:49 "Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso!50 Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra!51 Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão.52 Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três;53 ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra".
Quando ouvimos este Evangelho podemos nos questionar: “mas Jesus não veio trazer a paz para minha família?” Jesus está dizendo que haverá divisão entre os familiares, o pai com o filho, a mãe com a filha e assim por diante.
Por que Jesus está dizendo assim? Ele afirma que as pessoas começarão a se converter a Ele e, então, passarão a ter fé em Jesus. Porém nem todos na família terão esta fé e aqui começa a divisão. Entre aqueles que já decidiram por Jesus e os que não decidiram e assim, os que decidiram por Cristo precisam rezar por aqueles que ainda precisam tomar esta decisão.
Mas aqui não entendemos divisões no sentido puro e simplesmente negativo, mas divisão explicando que os que já tem a fé em Jesus e os que ainda não tem a fé no Cristo. Nós todos precisamos lutar para que o Evangelho de Cristo chegue ao coração das pessoas e que estas, conquistadas pelo Cristo, saibam dizer sim a Deus. Então se na sua família nem todos decidiram ainda por Jesus, nem todos decidiram colocar Deus acima de tudo, reze por essas pessoas, dê você o exemplo, fazendo da sua vida um testemunho.
Mas cuidado, nunca seja uma pessoa que começa a destruir o outro dizendo: “ah você não faz isso”, “ah você não faz aquilo”. Pois, ao invés de ajudar a outra pessoa a se converter você fará com que a outra pessoa crie raiva de você, da própria igreja, do próprio Evangelho.
Por isso é necessário primeiro rezar pela conversão do seu familiar e junto a isso, dar o seu testemunho, e a partir do testemunho manifestar o amor. Se aquele que está dividido não aceita que você agora é seguidor de Cristo, não o trate com a mesma moeda, às vezes ele pode te desprezar, mas você deverá agir de modo contrário: amando-o.
Jesus nos ensinou este caminho: aquele que nos oferece o mal nós precisamos devolver-lhe o bem. Quando fazemos isso, desconcertamos o coração da outra pessoa. Saibamos amar como Jesus, que nossas famílias se unam no amor de Cristo. Se alguém em nossas famílias se perdeu e agora está no caminho distante do caminho de Jesus, rezemos por ele e peçamos a Deus que no momento dEle conceda a paz e a reunião necessária às nossas famílias.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.