
Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 12,54-59)
Naquele tempo, 54 Jesus dizia às multidões: "Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. 55 Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. 56 Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? 57 Por que não julgais por vós mesmos o que é justo? 58 Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia. 59 Eu te digo: daí tu não sairás, enquanto não pagares o último centavo".
Neste Evangelho, Jesus chama a atenção do povo de seu tempo e também chama a nossa atenção. Em primeiro lugar, Ele usa o exemplo de que o povo tem consciência dos sinais da natureza. Se vêem certas nuvens vindo de tal lugar, percebem que a chuva está próxima. Se vêem um vento de tal direção, pode ser que vai fazer calor ou até mesmo frio. Eles conseguem interpretar os sinais da natureza para prever certas circunstâncias, mas infelizmente, não conseguem interpretar que Ele é o próprio Messias, que é o Salvador, e está no meio deles. Eles estão como que vendados e não conseguem perceber que a salvação chegou a eles.
Por isso, então, Jesus chama a atenção deles. Vocês sabem interpretar os sinais da natureza, mas não sabem viver na fé em Jesus. Isso também é conosco.
A humanidade conseguiu tantos avanços na ciência, na tecnologia, tantas comodidades nos dias de hoje. Nós, por exemplo, conseguimos compreender e aprender tantas coisas, mas o essencial, que é Deus, deixamos de lado, nos esquecemos ou ficamos como que com os olhos vendados. Quantas pessoas caem no pecado e ali permanecem e ficam como que vendados neste pecado e não tem forças para se libertar dele.
Por isso, hoje, nesta oração, nós pedimos a Deus que nos inspire com o Espírito Santo e que nós saibamos discernir os sinais de Jesus em nossa vida, que nós tenhamos a força de nos libertar do pecado, de abandonar esta vida antiga que nós estamos vivendo para assumir uma vida nova com Jesus, a vida que se faz com Cristo, esta vale a pena.
Sejamos nós sustentados pela graça de Deus e saibamos ver os sinais do Senhor na nossa vida. Ele quer de você uma pessoa nova. Ele quer de você uma pessoa que esteja repleta da paz e do amor que vem dEle.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.