Manhã de Luz - 26 de julho - São Joaquim e Sant'Ana canais da salvação

Muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram.

26 Jul
de
2024
Compartilhar Oração

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus  (Mt 13,16-17)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16 "Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram".

O Evangelho de hoje é um trecho muito curto do capítulo 13 de São Mateus, este pequeno trecho está no contexto da parábola do semeador e de sua explicação, também da parábola do joio e do trigo. Estes dois versículos, portanto, se inserem num contexto em que as pessoas não estavam compreendendo as parábolas, ou mesmo de pessoas que teriam condições de compreender, mas movidas por seu orgulho e autossuficiência, não querem abrir o coração para os ensinamentos de Jesus.

Hoje celebramos a festa de São Joaquim e Sant'Ana, pais de Nossa Senhora, e este evangelho nos é apresentado, sobretudo por causa do versículo 17: muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram. Jesus está recordando daqueles homens e mulheres que cumpriam a vontade de Deus e esperavam ansiosamente pela vinda do Messias, mas eles não puderam ver o que aqueles discípulos estavam vendo. São Joaquim e Sant'Ana fazem parte destes justos que cumpriam perfeitamente a vontade de Deus e que com todo o Israel esperavam o dia que Deus viria libertar o seu povo.

Deus veio até o seu povo através de Jesus Cristo, em quem cumprem-se as promessas do Pai. Aquela geração que viveu com Jesus viu a salvação chegar diante de seus olhos, e nós fundados na fé dos apóstolos, testemunhamos há dois mil anos esta mesma salvação. Nós cremos verdadeiramente que em Jesus Cristo que se encarnou no seio da Virgem Maria e nos deu a vida está a nossa salvação. Mas nós recebemos essa graça através da fé. Portanto, não podemos recusar essa fé, não devemos fugir de Deus, pelo contrário temos tantas oportunidades de alimentá-la, mas muitas vezes não fazemos: não vamos à igreja visitar o Santíssimo Sacramento, não procuramos assistir à Missa, principalmente aos domingos, não tiramos um tempo especial para rezar todos os dias. Que Deus não permita que vivamos assim.

Sigamos o exemplo de São Joaquim e Sant'Ana que viveram na expectativa do Messias. Que nosso coração fique ansioso por se encontrar com Jesus em cada oportunidade que tivermos de o adorar e de entrar em diálogo com Ele. Peçamos a intercessão destes dois grandes santos que vivendo a santidade do matrimônio, deram à Igreja a maior santa do Céu e da Terra: a Santíssima Virgem Maria.  

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.