Manhã de Luz - 26 de junho - Pelos seus frutos vós os conhecereis

Pelos seus frutos vós os conhecereis

16 Jul
de
2024
Compartilhar Oração

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 7,15-20)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15 "Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. 16 Vós os conhecereis pelos seus frutos. Por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas? 17 Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má, produz frutos maus. 18 Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má pode produzir frutos bons. 19 Toda árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo. 20 Portanto, pelos seus frutos vós os conhecereis".

No Evangelho de hoje Jesus nos alerta sobre a existência de falsos profetas. Também no Antigo Testamento existiam muitos profetas verdadeiros que também alertavam sobre os perigos de seguir os falsos profetas, pois enquanto os primeiros procuravam anunciar exatamente o que Deus mandara, os falsos profetas eram interesseiros, não anunciavam a mensagem divina.

Jesus nos ensina através desse Evangelho o modo de identificarmos se um profeta é verdadeiro ou falso: Vós os conhecereis pelos seus frutos. Os frutos, portanto, identificam de que natureza é a árvore, ou seja, a árvore boa dá bons frutos, mas a árvore má só pode gerar maus frutos.

Nós, somos chamados a cada instante a produzir bons frutos de santidade, e só o poderemos se estivermos unidos a Jesus. Se estivermos enraizados Nele, então receberemos a divina seiva da graça que nos sustentará. É a graça dada pelo Espírito Santo que nos fortalece e faz crescer. Ela nos auxilia a desenvolver as virtudes, a lutar contra o pecado e a ter um coração semelhante ao de Jesus.

Nosso Senhor deseja que, mais do que apenas identificar os falsos profetas e rejeitá-los, saibamos produzir verdadeiros frutos de virtudes, de fé, esperança e amor. Ele nos lembra que à árvore que não produz bons frutos só há um destino: Toda árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo. Portanto, se nossa vida não for frutífera em santidade, não restará senão o fogo eterno para nos consumir. Que Deus não permita tal coisa, e que saibamos aproveitar todas as graças que Deus nos concede, correspondendo a elas e vivendo intensamente na fé.

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.