Manhã de Luz - 26 de outubro - Não abuse da misericórdia de Deus

Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro.

28 Oct
de
2024
Compartilhar Oração

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 13,1-9)

Naquele tempo, vieram algumas pessoas trazendo notícias a Jesus a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando seu sangue com o dos sacrifícios que ofereciam. 2 Jesus lhes respondeu: "Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem sofrido tal coisa? 3 Eu vos digo que não. Mas se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo. 4 E aqueles dezoito que morreram, quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém? 5 Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo". 6 E Jesus contou esta parábola: "Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou. 7 Então disse ao vinhateiro: 'Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra?' 8 Ele, porém, respondeu: 'Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. 9 Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás' ".

Neste Evangelho que ouvimos, aprendemos de Jesus a necessidade de darmos bons frutos, porque somos cristãos e seus seguidores. Na parábola contada por Jesus, a figueira não dava mais figos há três anos. O vinhateiro, então, solicitou que se esperasse mais um ano, dizendo: “vamos colocar adubo, cuidar melhor dela e ver se no próximo ano ela irá dar frutos”.

É assim que Deus age conosco. Nós somos a figueira, Deus é o agricultor, aquele que cuida da figueira e Ele nos dá tempo.

Deus poderia nos cortar dizendo que só escolhemos o pecado, ou que, ainda, queremos ser seus inimigos, e portanto, não nos daria mais nenhuma chance. Mas Deus é misericordioso e no amanhecer deste dia, Ele nos dá mais uma chance de vida. E qual a resposta que daremos a Deus? Responda Ele no dia de hoje, não deixe para amanhã a ação de produzir frutos. Numa vida íntima com Deus, que se faz pela oração, dê bons frutos, os frutos da caridade, os frutos que se faz numa vida virtuosa.

Deus nos dá tempo, porque Ele nos ama, porque cuida de nós. Como aquele agricultor cuidava da figueira e lhe deu mais uma chance, Deus continua cuidando de nós e oferecendo a sua graça.  Não deixe essa graça passar.

No tempo de Jesus, muitos não o acolheram e deixaram a graça passar. Que nós hoje saibamos acolher a Cristo e sejamos firmes e fiéis no nosso propósito.

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.