Manhã de Luz - 27 de fevereiro - Como abandonar de vez os pecados?

"Pois todos hão de ser salgados pelo fogo".

2 Mar
de
2025
Compartilhar Oração

Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos  (Mc 9,41-50)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 41 "Quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. 42 E se alguém escandalizar um destes pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço. 43 Se tua mão te leva a pecar, corta-a! É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. [44] 45 Se teu pé te leva a pecar, corta-o! É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno. [46] 47 Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno, 48 'onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga'. 49 Pois todos hão de ser salgados pelo fogo. 50 Coisa boa é o sal. Mas se o sal se tornar insosso, com que lhe restituireis o tempero? Tende, pois, sal em vos mesmos e vivei em paz uns com os outros".

Neste Evangelho, Jesus oferece diversas instruções valiosas aos seus discípulos, com destaque para duas delas: sobre o escândalo e a necessidade de extirpar o pecado pela raiz. Nosso Senhor adverte sobre a presença de escândalos na comunidade dos seus seguidores. Sobre este ponto, é importante lembrar que, como cristãos, nossa fé está fundamentada em Cristo. Podemos até nos impressionar com os escândalos, mas não devemos permitir que eles abalem a nossa fé. Pelo contrário, devemos viver de acordo com essa fé, evitando sermos causa de escândalo para os outros.

Outra recomendação de Jesus, talvez a mais impactante, é a de que, se a nossa mão, olho ou pé nos levarem a pecar, devemos cortá-los. Essa exortação, evidentemente, não deve ser interpretada literalmente. Ela nos convida a ir à raiz do pecado para arrancá-la de nossas vidas. Muitas vezes, tratamos o pecado de forma superficial, nos arrependemos, mas não mudamos as circunstâncias que nos levam a pecar. Para combater o pecado com eficácia, é preciso extirpá-lo pela raiz, evitando as ocasiões que nos induzem a ele. É preciso ser vigilante e prudente, afastando-nos de situações de risco.

A recomendação de cortar a mão, arrancar os olhos e cortar os pés possui um significado simbólico. As mãos representam as ações que praticamos, os olhos, os pecados que cometemos pelo olhar, e os pés, os lugares que frequentamos. Devemos, portanto, evitar ações, olhares e lugares que nos afastam de Deus. Que possamos seguir as instruções de Jesus, combatendo o pecado em nossas vidas com a força da graça divina. Lembremos: sozinhos não podemos, mas Deus está sempre conosco para nos fortalecer.

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.