Manhã de Luz - 27 de junho - Sem prudência somos levados à ruína

Ele as ensinava como quem tem autoridade.

16 Jul
de
2024
Compartilhar Oração

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 7,21-29)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21 "Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor', entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 22 Naquele dia, muitos vão me dizer: 'Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres?' 23 Então eu lhes direi publicamente: Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal. 24 Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25 Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26 Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27 Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!" 28 Quando Jesus acabou de dizer estas palavras, as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento. 29 De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os mestres da lei.

No Evangelho de hoje ouvimos em sua conclusão que Jesus ensinava como quem tem autoridade e não como os mestres da lei. De fato, os mestres da Lei detinham um poder sobre o povo, pois ensinavam a lei e possuíam conhecimento que não era acessível ao povo, porém eles não tinham autoridade, porque todas as suas práticas eram exteriores. Aquilo que ensinavam e mandavam fazer, eles mesmos não praticavam de coração. Jesus, ao contrário, está revestido de autoridade, porque o que Ele ensina, Ele vive concretamente.

O ensinamento de Jesus neste Evangelho diz respeito à prudência. Ele nos ensina a construir a nossa vida sobre uma rocha firme que é Ele mesmo. Assim como numa casa o alicerce bem feito garante que toda a casa fique sustentada, também na vida espiritual o alicerce da humildade, das virtudes, do amor a Deus e ao próximo, garantem que o edifício espiritual construído pelo próprio Espírito Santo em nossa vida esteja seguro na rocha firme de Jesus Cristo.

A prudência é necessária para que aprendamos a não viver na mera aparência, para que não busquemos as coisas de Deus por vaidade e orgulho, arriscando assim a nossa própria salvação. A astúcia, que se contrapõe à prudência, faz com que a pessoa aparente uma verdade, no entanto, demonstra que suas atitudes são más.

O prudente faz tudo com reta intenção e discernimento, iluminado pelo Espírito Santo. A finalidade de suas ações é nobre e boa, pois quer agradar a Deus. Em busca da salvação, que nós sejamos prudentes, procurando edificar nossa vida sobre a rocha de Cristo e vivermos coerentemente, como Nosso Senhor que é nosso caminho, verdade e vida.

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.