Manhã de Luz - 27 de outubro - O perigo da cegueira espiritual

"Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!"

28 Oct
de
2024
Compartilhar Oração

Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 10,46-52)

Naquele tempo, 46 Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho. 47 Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: "Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!" 48 Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda: "Filho de Davi, tem piedade de mim!" 49 Então Jesus parou e disse: "Chamai-o". Eles o chamaram e disseram: "Coragem, levanta-te, Jesus te chama!" 50 O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. 51 Então Jesus lhe perguntou: "O que queres que eu te faça?" O cego respondeu: "Mestre, que eu veja!" 52 Jesus disse: "Vai, a tua fé te curou". No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho.

Neste Evangelho, o cego e mendigo, Bartimeu, estava à beira do caminho. Este homem está à beira do caminho de Jesus e tem confiança no Cristo. Ele grita, Jesus, Filho de Davi, tem piedade de mim. Nesta frase, Bartimeu invoca primeiro o nome de Jesus, em segundo, um título messiânico, ou seja, Filho de Davi.  As profecias do Antigo Testamento apontavam que o Messias deveria nascer da descendência de Davi.

Ao chamar Jesus de Filho de Davi, este cego refere que Jesus é o Messias, é um reconhecimento de que em Jesus está a salvação. E aquele homem, cego e mendigo, reconhece em Jesus esta salvação. E em seguida, termina dizendo, tem piedade de mim. Bartimeu confia que Jesus pode ser o canal da misericórdia na sua vida. E se este cego estava à beira do caminho, no começo do Evangelho, depois da cura, este cego passa a estar no caminho.

Ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho. Ele foi tirado da beira do caminho e foi colocado no caminho. Mas em qual caminho? Qualquer um deles? Não, no caminho de Jesus. Nós também, que somos tocados por Deus, precisamos estar no caminho de Cristo. O mundo de hoje nos oferece muitos caminhos de relativismo, dizendo que não existe verdade.

Mas nós precisamos escolher o caminho da verdade, o caminho de Cristo. O mundo nos oferece o caminho do pecado. O demônio nos apresenta o pecado com um embrulho de presente muito bonito.

Mas isso é uma grande ilusão, porque quando abrimos o presente, descobrimos que dentro dele não há nada. Há um vazio muito grande. Quantas pessoas cometem loucuras por conta do pecado, mas no final, olhando para dentro de si e num reto exame de consciência, percebem o quanto erraram e o quanto precisam da misericórdia de Deus.

Bartimeu era cego fisicamente, mas há muitos outros que eram cegos espirituais, que estavam no pecado, na ilusão do pecado. Mas esses também podem ser recuperados. Se você está na ilusão do pecado, se você está cego diante das realidades espirituais, tenha certeza, peça a misericórdia de Deus e Ele lhe concederá a graça de uma vida nova.

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.