
Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 10,1-12)
Naquele tempo, 1 Jesus foi para o território da Judeia, do outro lado do rio Jordão. As multidões se reuniram de novo, em torno de Jesus. E ele, como de costume, as ensinava. 2 Alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher. 3 Jesus perguntou: "O que Moisés vos ordenou?" 4 Os fariseus responderam: "Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la". 5 Jesus então disse: "Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento. 6 No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. 7 Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. 8 Assim, já não são dois, mas uma só carne. 9 Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!" 10 Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. 11 Jesus respondeu: "Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. 12 E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério".
O Evangelho de hoje nos coloca diante da conversa de Jesus com os fariseus sobre a família e o divórcio. Um homem e uma mulher, ao dizerem "sim" diante de Deus, assumem uma vida em comum com o objetivo de alcançar a salvação. O matrimônio é um caminho para o Céu, onde o casal se ajuda mutuamente nessa jornada. O homem deve ser o caminho de santificação para sua esposa, e a esposa, para seu marido, conduzindo um ao outro à santidade através do matrimônio.
Aqueles que têm a vocação para o matrimônio recebem um chamado sagrado: levar seu cônjuge para o Céu. O amor que une o casal neste sacramento é o mesmo amor que Jesus demonstrou na cruz. O homem deve ser capaz de, se necessário, entregar sua vida pela esposa, assim como a esposa deve fazer pelo marido. É um amor mútuo que exige entrega e doação.
Jesus, ao ensinar sobre esse amor, mostra que as divisões familiares são resultado das tentações do demônio, que busca destruir as famílias. Se o matrimônio é um caminho de santidade, o demônio fará de tudo para impedir que as famílias o encontrem. Por isso, é essencial rezarmos por nossas famílias, pedindo proteção contra o mal, para que permaneçam unidas não apenas por laços humanos, mas, principalmente, em Jesus, que é o verdadeiro fundamento. Que os casais cristãos encontrem em Cristo a fortaleza e o amor verdadeiro para permanecerem unidos no Senhor, e que saibam educar seus filhos no caminho da fé.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.