Manhã de Luz - 28 de junho - Jesus quer curar a nossa alma

"Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar"

16 Jul
de
2024
Compartilhar Oração

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 8,1-4)

1 Tendo Jesus descido do monte, numerosas multidões o seguiam. 2 Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo: "Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar". 3 Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: "Eu quero, fica limpo". No mesmo instante, o homem ficou curado da lepra. 4 Então Jesus lhe disse: "Olha, não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote, e faze a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho para eles".

No Evangelho de hoje um homem leproso se aproxima de Jesus e prostrado aos seus pés implora pela cura. Lembremo-nos de que na cultura judaica um leproso estava proibido de se aproximar das pessoas e deveria viver afastado da comunidade, somente quando curado ele poderia voltar ao convívio social, desde que tenha sido examinado pelo sacerdote que também oferecia por ele o ritual da purificação.

Este preceito judaico é quebrado quando Jesus toca no leproso e quando ele se aproxima de Jesus, mesmo sendo proibido. No entanto, Jesus não pode ser contaminado ao tocar o leproso, pelo contrário, ele é a fonte da cura. Ao tocar aquele homem doente, Ele toca também a nossa alma que é ferida pelo pecado e pela enfermidade. Desse modo, em muitos momentos nos questionamos: "Por que preciso passar por essas tribulações?" ou "Por que Nosso Senhor não me cura?" Diante disso precisamos reconhecer que nós não conhecemos os mistérios da providência divina. Se estamos passando por situações difíceis devemos lançar sobre elas um olhar espiritual e perceber os sinais de Deus para nos ajudar em nossa salvação.

Para todas aquelas enfermidades que não há uma resposta humana, encontramos a resposta em Jesus, e desta forma, se não encontrarmos nesta vida a cura que buscamos, que ao menos tenhamos a alma curada para tomar posse da vida eterna. Aquele leproso confiou em Jesus e depositou Nele toda a sua esperança. Nosso Senhor também nos chama hoje a dar este passo e nos abandonarmos por completo em seus braços, é Ele quem nos sustenta em toda a nossa vida.

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.