
Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 6, 12-19)
Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13 Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14 Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15 Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16 Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor. 17 Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judéia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18 Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19 A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.
Neste Evangelho, São Lucas mostra a escolha dos doze apóstolos de Jesus. Em primeiro lugar, Nosso Senhor rezou no alto da montanha, depois chamou os discípulos, e do grupo dos discípulos ele escolheu doze, e a estes doze ele os chama de apóstolos. Apóstolo significa enviado. Estes são enviados por Cristo para anunciar o reino de Deus, mas também para guardar a fé e testemunhá-la.
Os doze apóstolos guardam a fé que receberam de Cristo. Apenas um deles, Judas Iscariotes, é que resolveu trair Jesus. Este não aceitou o apelo de Jesus para uma vida nova. Judas ficou preso na materialidade daquelas trinta moedas de prata das quais ele vendeu Jesus.
Seja como for, dos doze um foi traidor, mas depois mais tarde é escolhido um substituto, a Judas Iscariotes, que será São Matias. Os doze apóstolos são aqueles que guardam a fé que receberam do Cristo e a testemunham.
Por isso nós dizemos então que fazemos parte da Igreja Católica Apostólica, porque ela está fundada na fé e no testemunho dos apóstolos. E nós precisamos perseverar nesta mesma fé e neste mesmo testemunho os doze apóstolos são colunas de nossa fé. E mesmo que um deles tenha traído e causado escândalo na comunidade, todos permanecem fiéis a Cristo, exatamente porque a sua fé não estava pautada neste ou naquele apóstolo, mas a fé estava pautada em Cristo, Cristo que deixou a herança da fé para os apóstolos.
E agora no mundo em que vivemos, quantas pessoas escandalizam, quantos ministros escandalizam, mas nós permanecemos fiéis a Cristo, porque é dEle que recebemos a fé, fé esta que foi guardada pelos apóstolos e que de geração em geração chegou até nós nos dias de hoje.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.