Manhã de Luz - 29 de janeiro - A palavra de Deus deve ser cultivada no terreno do nosso coração

"Quem tem ouvidos para ouvir, ouça".

31 Jan
de
2025
Compartilhar Oração

Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 4,1-20)

Naquele tempo, 1 Jesus começou a ensinar de novo às margens do mar da Galileia. Uma multidão muito grande se reuniu em volta dele, de modo que Jesus entrou numa barca e se sentou, enquanto a multidão permanecia junto às margens, na praia. 2 Jesus ensinava-lhes muitas coisas em parábolas. E, em seu ensinamento, dizia-lhes: 3 "Escutai! O semeador saiu a semear. 4 Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; vieram os pássaros e a comeram. 5 Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda, 6 mas, quando saiu o sol, ela foi queimada; e, como não tinha raiz, secou. 7 Outra parte caiu no meio dos espinhos; os espinhos cresceram, a sufocaram, e ela não deu fruto. 8 Outra parte caiu em terra boa e deu fruto, que foi crescendo e aumentando, chegando a render trinta, sessenta e até cem por um". 9 E Jesus dizia: "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça". 10 Quando ficou sozinho, os que estavam com ele, junto com os Doze, perguntaram sobre as parábolas. 11 Jesus lhes disse: "A vós, foi dado o mistério do Reino de Deus; para os que estão fora, tudo acontece em parábolas, 12 para que olhem mas não enxerguem, escutem mas não compreendam, para que não se convertam e não sejam perdoados". 13 E lhes disse: "Vós não compreendeis esta parábola? Então, como compreendereis todas as outras parábolas? 14 O semeador semeia a Palavra. 15 Os que estão à beira do caminho são aqueles nos quais a Palavra foi semeada; logo que a escutam, chega Satanás e tira a Palavra que neles foi semeada. 16 Do mesmo modo, os que receberam a semente em terreno pedregoso, são aqueles que ouvem a Palavra e logo a recebem com alegria, 17 mas não têm raiz em si mesmos, são inconstantes; quando chega uma tribulação ou perseguição, por causa da Palavra, logo desistem. 18 Outros recebem a semente entre os espinhos: são aqueles que ouvem a Palavra; 19 mas quando surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e todos os outros desejos, sufocam a Palavra, e ela não produz fruto. 20 Por fim, aqueles que recebem a semente em terreno bom, são os que ouvem a Palavra, a recebem e dão fruto; um dá trinta, outro sessenta e outro cem por um".

Acabamos de ouvir a conhecida parábola do semeador. Lembrando que o significado da semente é a Palavra de Deus e os diferentes terrenos, são as pessoas que acolhem esta Palavra, é como o nosso coração. Alguns estão preocupados com as ilusões das riquezas e com outros desejos e sufocam a Palavra, outros são inconstantes e quando vem a tribulação e a perseguição logo desistem, outros tem um terreno pedregoso que impossibilita que possibilita que a Palavra de Deus crie raízes e também tem aqueles com o bom terreno, com o coração disponível.

Podemos nos perguntar, qual é a chave para acolhermos a Palavra de Deus? A chave está no caminho da humildade. Jesus fala em parábolas, exatamente para que apenas os humildes e pequenos compreendam. Os entendidos da lei, se não assumirem a humildade, não compreenderão as palavras de Jesus. E isto acontece no Evangelho em que ouvimos hoje, eles perguntam a Cristo o queria dizer com a parábola e Ele os fala que eles precisam entender, pois tais parábolas se tornaram incompreensíveis aqueles que são orgulhosos e cheios de si mesmo. 

Que saibamos acolher o caminho da humildade e que assim a Palavra de Deus possa gerar frutos em nossas vidas.

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.