Manhã de Luz - 29 de julho - Escolha a melhor parte

Uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte.

31 Jul
de
2024
Compartilhar Oração

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas  (Lc 10, 38-42)

Naquele tempo, 38 Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39 Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. 40 Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: "Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!" 41 O Senhor, porém, lhe respondeu: "Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42 Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada".

Neste Evangelho, Jesus é recepcionado na casa de Marta e Maria. Marta está muito agitada com os afazeres da casa, Maria está tranquila aos pés do Senhor ouvindo a sua palavra. São duas atitudes: uma de agitação, para que nada falte ao visitante que acaba de chegar; outra de contemplação, que deseja ouvir cada palavra de sua boca e dar toda atenção que Ele merece.

Também na Igreja temos muitos missionários que anunciam a Boa Nova para muitos lugares do mundo, e também há monges contemplativos que passam boa parte do tempo rezando. Pelo exemplo de Marta e Maria vemos que uma vida não se faz apenas de fazer coisas para Deus, a contemplação de Deus é necessária, fruto da vida de oração. Nossas obras só são agradáveis a Deus se temos uma íntima união com Ele. É importante compreender que uma coisa não exclui a outra, pelo contrário, uma exige a outra, ambas se complementam.  

No Evangelho vemos Marta, que está muito agitada e precisa, como Maria, encontrar nas palavras de Jesus a sua fortaleza. As duas irmãs acolhem Jesus, atitude que nos recorda que devemos fazer o mesmo todos os dias seja qual for a circunstância, ato que exigirá de nós algumas renúncias. Marta que está muito atarefada deve renunciar um pouco todas as suas atividades para ouvir a palavra de Jesus.

Assim, faça o seguinte exame de consciência: O que eu preciso renunciar para acolher melhor Jesus em meu coração? Quais as vozes preciso silenciar dentro de mim para que eu consiga ouvir a voz do Senhor? Peça a Jesus, nas suas orações, a graça de acolhê-lo como Ele merece.

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.