Manhã de Luz - 30 de janeiro - Os santos devem brilhar como farol

"Com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos".

31 Jan
de
2025
Compartilhar Oração

Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 4,21-25)

Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 21 "Quem é que traz uma lâmpada para colocá-Ia debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a coloca num candeeiro? 22 Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. 23 Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça". 24 Jesus dizia ainda: "Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. 25 Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem".

No Evangelho de São Marcos, por diversas vezes, Jesus pede que se mantenha segredo das curas e milagres que Ele realiza, exatamente porque o povo ainda não está preparado para compreensão plena de quem de fato Ele é e de que tipo de messianismo trás. Depois da sua paixão, morte e ressurreição, nós teremos o anúncio, não estará mais em segredo, mas será levado a luz e se revelado. 

É nesse contexto que é narrado o Evangelho de hoje, quando Jesus faz essa comparação com a lâmpada. Ela não foi feita para ser colocada debaixo de um caixote, mas sim em um candeeiro, pois seu fim último é iluminar. Assim todos os que seguem a Jesus e acreditam em sua paixão, morte e ressurreição, devem anunciar a Cristo e trazer luz aos lugares em que estiverem. Não é nossa a luz que ilumina, nós somos o candeeiro que recebendo a luz de Cristo ilumina aos que estão à nossa volta, esta é a missão do critão, de ser luz na vida daqueles que convivem conosco. Por isso não podemos assumir as trevas e o pecado em nossa vida, devemos lutar contra o mal, para que a luz de Jesus se faça em nossa história.

Outro ponto importante em que devemos recordar deste Evangelho é quando Cristo nos diz que: “com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos". Aqui Jesus nos alerta quanto ao julgamento, temos de tomar cuidado, pois muitas vezes julgamos severamente as atitudes da outra pessoa, sendo que fazemos o mesmo ou até mesmo pior, no entanto quando nos olhamos, não tomamos o mesmo juízo para nós, nos compreendemos mas não sabemos compreender o erro de nossos irmãos e ajudá-los a retomar o caminho, pelo contrário fofocamos e falamos mal. Cuidado, não cabe a nós cristãos julgar o outro, mas sim rezar e ajudá-lo a reencontrar o caminho de Jesus.

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.