
Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 13, 22-30)
Naquele tempo, 22 Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23 Alguém lhe perguntou: "Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?" Jesus respondeu: 24 "Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. 25 Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: 'Senhor, abre-nos a porta!' Ele responderá: 'Não sei de onde sois'. 26 Então começareis a dizer: 'Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!' 27 Ele, porém, responderá: 'Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!' 28 Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora. 29 Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30 E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos".
Jesus está a caminho de Jerusalém e eis que uma pessoa lhe pergunta a respeito do caminho da salvação. Jesus explica que é preciso fazer todo o esforço possível para escolher a porta estreita.
Infelizmente, em muitos lugares se prega uma fé que lhe traz apenas um mar de rosas, que você não vai ter mais nenhum problema, nenhuma dificuldade, nenhuma tribulação na sua vida. Mas isto não é verdade, porque quem decidiu seguir Jesus sabe que terá todos os dias de tomar a sua cruz e seguir a Cristo. Lembre-se, Nosso Senhor nunca lhe dará uma cruz mais pesada do que aquela que você possa carregar.
Escolher a porta estreita significa abraçar a sua cruz todos os dias. Não se iluda com aquelas propostas de que todos os problemas de sua vida serão resolvidos e de que você nunca mais terá problemas e que você nunca mais terá cruz. Isto não é verdade, porque quem decidiu seguir a Jesus Cristo sabe que passará pela tribulação, sabe que passará pela cruz e pelo sofrimento.
Assim, nós que somos seguidores de Jesus, precisamos escolher a porta estreita e nos esforçar por ela. Cuidado com aquelas propostas de felicidade do mundo, porque são felicidades passageiras, vãs.
A verdadeira felicidade se faz com Cristo e ela é encontrada mesmo quando nós passamos por dificuldades, mesmo quando nós temos que renunciar às nossas vontades. É ali que nós vamos encontrar a verdadeira felicidade. Precisamos estar atentos e com Cristo sermos fortalecidos na sua graça.
Jesus termina o Evangelho dizendo que há últimos que serão primeiros e primeiros que serão últimos. No tempo de Jesus, os primeiros que receberam o anúncio da salvação e do Messias foram os próprios judeus, o povo de Jesus, mas muitos deles não acolheram este caminho. Nós somos convidados assim a escolhermos por Jesus e nos aproximamos dele.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.