Manhã de Luz - 31 de janeiro - O reino de Deus deve crescer em nossos corações

"Os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra".

31 Jan
de
2025
Compartilhar Oração

Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 4,26-34)

Naquele tempo, 26 Jesus disse à multidão: "O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. 27 Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece. 28 A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29 Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou". 30 E Jesus continuou: "Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31 O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 32 Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra". 33 Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34 E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.

No Evangelho de hoje, Jesus continua a falar em parábolas e Ele utiliza do cotidiano das pessoas daquela época para explicar o mistério do reino de Deus. A primeira parábola que ouvimos é sobre as sementes que são espalhadas na terra e aos poucos vão germinando, desta forma também é o reino de Deus, Jesus adentra em nossos corações e ali planta sua semente e ela vai germinando de maneira gradual. É necessário estarmos com o terreno bem preparado como já vimos na parábola do semeador e também permitir que a graça de Deus aconteça em nossa vida, pois sabemos que Deus respeita a nossa liberdade. 

Essa semente que cresce um dia se tornará uma árvore que dará frutos maduros. Os frutos que que devem ser gerados na vida de um cristão são as virtudes, precisamos frutificar em virtudes, principalmente na virtude da caridade, pois a caridade como diz São Paulo, é a maior de todas as virtudes. 

E por fim temos a parábola do grão de mostarda. Jesus diz que ele é tão pequeno, mas quando cresce se torna um grande arbusto e nele até os pássaros do céu podem se abrigar. Assim é a Igreja, que começou pequena com doze apóstolos, mas cresceu e frutificou como o maior dos arbustos. Os pássaros que se aninham neste grande arbusto que é a Igreja, representa cada um de nós que encontram nela o seu lugar e os sacramentos necessários para a nossa salvação. Que possamos deixar que a Palavra de Deus cresça em nossos corações e gere frutos em nossa vida.

Acesse o canal e veja
todos os programas

Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.