
Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 13, 44-46)
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44 "O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45 O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46 Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola".
No capítulo 13 do Evangelho de São Mateus há muitas parábolas, por elas Jesus quer explicar às pessoas o que é o Reino de Deus e as exigência do seu seguimento. Nesta parábola faz a comparação do campo e da pérola. O homem que encontrou o tesouro escondido precisou vender todos os seus bens para comprá-lo, neste ato vê-se a renúncia que teve de fazer. Assim também nós precisamos renunciar algumas coisas para conseguir outras, essa é a vida do cristão, renunciamos muitas coisas da realidade que vivemos por conta de verdades maiores, verdades da fé, que encaminha nossa esperança para vida eterna. De fato, renunciamos muito, mas sem tristeza porque o fazemos por um bem muito maior.
Veja o exemplo dos pais que cuidam do filho à noite, não é confortável perder o sono, mas esta renúncia se faz necessária por um bem maior porque os pais amam o seu filho e grande é sua alegria ao vê-lo bem. Assim o cristão também renuncia a muitas coisas por um bem infinitamente maior, foi o que fez o homem que vendeu todos os seus bens para comprar o campo.
Na parábola da pérola, eis que o comprador procura por pérolas preciosas e a encontrou. Como ele, nós também no profundo do nosso ser procuramos a Deus, basta que o busquemos no lugar certo. Esta voz de Deus clama dentro de cada um de nós, precisamos ouvi-la e deixar que Deus fale conosco. Nas renúncias de cada dia lembremo-nos do que disse Nosso Senhor: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz, cada dia, e siga-me” (Lc 9, 23). Que assim seja a nossa vida.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.