
Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 13, 31-35)
Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: "Tu deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar". 32 Jesus disse: "Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia terminarei o meu trabalho. 33 Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não convém que um profeta morra fora de Jerusalém. 34 Jerusalém, Jerusalém! Tu que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintainhos debaixo das asas, mas tu não quiseste! 35 Eis que vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo: não me vereis mais, até que chegue o tempo em que vós mesmos direis: 'Bendito aquele que vem em nome do Senhor' "
Neste trecho do Evangelho, Jesus, provavelmente, está na região da Pereia, que era uma região governada por Herodes Antipas. Ficando imediatamente à região leste do Rio Jordão. Herodes sempre teve aversão à pessoa de Jesus, mas, apesar disso, tinha curiosidade de conhecer quem era este Jesus que realizava sinais e prodígios.
Eis que Jesus chamou Herodes de raposa, tendo em vista a sua astúcia. A raposa é conhecida por ser um animal astuto, pois chega de mansinho, na hora certa e do jeito certo para poder caçar. Essa mesma astúcia da raposa está presente na pessoa de Herodes. Mas não é Herodes que vai deixar Jesus com medo da missão. Queira Herodes ou não, Jesus continua a anunciar o Evangelho.
Jesus fala sobre a cidade de Jerusalém. Esta é marcada no passado por muitos profetas que foram julgados e condenados pelo povo. E agora o próprio Jesus, em Jerusalém, também terá chegada a sua hora. Ele será julgado e será condenado. Jesus queria reunir o povo de Jerusalém, queria que todo o povo se voltasse para Deus, mas triste foi saber que muitos não acolheram a pessoa de Jesus.
Jesus ensina que assim como a galinha reúne e protege os pintinhos debaixo das asas, Ele também queria fazer isto com o povo, mas o povo é rebelde, tem um coração duro e não o acolhe, não escuta a sua voz.
Nós não podemos deixar que isso aconteça em nossa vida, porque muitas vezes fechamos os ouvidos para Jesus, exatamente porque a sua palavra às vezes incomoda.
Mas é preciso escutá-lo e mudar de vida, só assim nós seremos verdadeiramente felizes, amparados pela mão de Deus, amparados por sua graça e sua misericórdia.

Acesse o canal e veja
todos os programas
Assista as edições anteriores dos nossos
programas em nosso canal do Youtube.